quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Conheça as " Rodas Gigantes " !!!!!!

Um pouco de história:
Em 1999, o lendário Gary Fisher apresentou no Inter Bike (Feira Internacional de Bicicletas nos USA) a primeira Mountain Bike aro 29 de série. Era um protótipo que só entraria no mercado dois anos mais tarde.
A Sugar One 29er não agradou os críticos do MTB mundial, mas chamou atenção. Afinal, tudo que é novo é uma incógnita. Passados anos, a "roda gigante" foi ganhando elogios de muitos adeptos fieis a Gary Fisher, o que valorizou o modelo da bike e empolgou a própria empresa.
A principal dúvida do público estava na fabricação das peças, se os fabricantes iriam produzir em série para abastecer a demanda. A princípio, Gary Fisher assumiu um lote de peças para reposição, afinal, ele estava apostando todas as fichas. Sendo assim, algumas marcas ficaram responsáveis pela fabricação dos aros, pneus, câmaras de ar e algumas suspensões.
Perguntas surgiram: "...se os cubos seriam os mesmos?" Sim! A mesma coisa para os raios, mas com medidas diferentes. "E as suspensões?" Apenas a Rock Shox assumiu na época. Com o tempo também as grandes Marzocchi e Manitou, além de outras empresas menores.
Com todas essas dúvidas resolvidas, abriu-se um grande espaço para os pequenos fabricantes que executavam quadros sob encomenda e engenheiros-amantes das bikes, que gostavam de fazer os quadros artesanais e porque não, sob encomenda.
Hoje, as grandes empresas entre elas a Cannondale, já acreditam e apostam nas 29er.
Como todos nós brasileiros possuímos uma bike 26, falaremos mais das vantagens que as 29er oferecem.

Comparações das duas rodas
Quando colocamos aqui na loja uma 29er ao lado de uma 26" a diferença visual foi gritante. Além do tamanho das rodas ( evidente ) e, em função disto, sendo ambas as bikes do mesmo modelo de quadro em tamanho, a altura do movimento central em relação ao chão proporcionalmente sobe.

Vantagens X Desvantagens
A briga é boa quando coloca-se as duas juntas. E a pergunta fica no ar, o que tem de bom, mal, feio e bonito nas bikes 26 para 29er ?????
A medida 29 é idêntica ao pneu de speed 700c. Com isso o biker tem a opção de pedalar em estradas "tranqüilamente" como ciclistas, sem por pneus finos. O chain stay mesmo sendo mais comprido oferece um design igualável, pois a roda é proporcional devido ao acabamento de alguns fabricantes.
Muitos usuários usam como segunda opção rodagens de ciclismo e ciclocross, e aprovam. Essa é um dos pontos fortes da bike: O DESENVOLVIMENTO NO ASFALTO É FANTASTICO !!!!!!! Fato curioso é a suspensão dianteira, não precisa usar cursos altos. O mais recomendado é 80mm. Os fabricantes de suspensões já disponibilizam 100mm, mas fica ruim a pilotagem, segundo os usuários mais técnicos.
Nas trilhas a 29er dá uma sensação de segurança pela altura e conforto, justamente pelas rodas. Em relação às 26, ela perde somente em peso e agilidade, pois quanto menor o aro mais ágil a bike fica.
As rodas de maior diâmetro têm os pneus de maior volume, que fornecerá menores ângulos de impacto contra os obstáculos ( as 29er alisam o terreno ), além de um maior contato ao solo. O volume do pneu permite o biker usar uma pressão mais baixa que promove uma melhor tração em areia suave e macia, pedregulho e cascalho, caso exista a necessidade.
Nos quesitos lama, areia, grama, pedra e buracos, ela supera as 26 pela versatilidade. A velocidade aumenta no singletrack, no uphill e no cross country. Outro fator determinante é o uso para provas como maratonas ( no estradão ... é só dar tchau... a magrela voa baixo ), e as longas de 12 e 24 horas. Quando se fala em all-mountain, ela sai muito bem. Está sendo a queridinha da galera que gosta de fazer enduro.
Mas para o ciclista que for pequeno, ela não é recomendada, mesmo sendo a medida 15.5", porque ele sentirá uma diferença na altura e na pedalada. Principalmente em subidas de tração, onde terá que pedalar mais. O quadro pode ser usado por qualquer um, mas a maioria dos fabricantes recomendam ciclistas de média e alta estatura.
P.S. Essa análise da tração foi feita para um XC semi e profissional.

Em competições as 29er não podem ser comparadas e nem misturadas as com 26... em certos casos poderá haver uma desvantagem absurda em vários aspectos. Principalmente em provas de maratonas, que a diferença chega a ser 70% à favor das 29er numa prova de 100km - comprovadamente por especialistas em 29er no mundo inteiro !!!!
Hoje em dia, as “rodas gigantes” estão sendo muito bem aceitas nas competições nos Estados Unidos – país que começou a febre – e na Europa.
Há muito tempo o PEDAL já vinha batendo nesta tecla: categoria aro 29 na Copa Internacional e outras provas famosas no país. Agora que surgiu a oportunidade, creio que seja mais viável uma categoria separada. Independente de ter um ou dois atletas, o que importa é realizar para chamar atenção de todos. Desta forma, o mercado vai agradecer!
Mesmo que o desempenho não melhore, o prazer de pilotar uma bike com este perfil é muito grande....nós aqui já pilotamos !!!! Venha conferir também....

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Novo horário do Pedal de Sabado



Devido ao grande calor que tem feito durante o dia, a partir de 21/11/09 passaremos a nos reunir as 16:00 horas no Parque da Cidade para sairmos as 16:15 horas.
AVISEM A TODOS !!
Não esquecer: Capacete, Luva, Farol, Bike com a Manutenção em dia, Câmara de Ar Reserva, Gel, Água.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Premier NWD 10 - Dust N' Bones


NWD 10 "Dust & Bones" é o capítulo final, Filmado em alta definição, inacreditaveis combinações de back flip de Greg Watts e os estilos de nova escola de Graham Agassiz. Uma série de jumps em rampas construídas sobre uma embarcação na costa de San Francisco. Assista Paul Basagoitia destruindo o seu playground pessoal em Nevada, Gee Atherton através das florestas da Itália e Aaron Chase com Adam Hauck e sessão de amigos Highland Park MTB em New Hampshire.
Tudo isso colocou fogo em uma premiere em Las Vegas com mais de 1500 pessoas que pararam tudo para assistir este episódio no The Palms Cassino, o lançamento ocorreu em 23-set durante o Interbike 2009, e quem estava lá garante, nunca houve nada igual, Derek Westerland e sua equipe novamente quebraram tudo, mostraram que nunca é o bastante.
Não perca o lançamento nacional desta obra prima!!!!
Adquira seu convite e ganhe gratuitamente um video à sua escolha...
Acesse o site: http://www.videoaction.com.br/ e assita o vídeo de divulgação !!!

Pedalando contra as calorias.

Para homens, a quantidade média diária de calorias à serem absorvidas é de 2.700 Kcal; para mulheres é de 2.000 Kcal. O ciclismo é uma das modalidades esportivas que mais consome calorias, só perde para a corrida e para subir escadas. Confira a seguir a quantidade de calorias gasta, de acordo com a atividade física:

-Ciclismo de lazer:....................... 280 Kcal/h
-Ciclismo leve:........................... 420 Kcal/h
-Ciclismo moderado:....................... 560 Kcal/h
-Ciclismo de corrida...................... 693 Kcal/h
-Mountain bike:........................... 700 Kcal/h
-Corrida a pé:............................ 600-800 Kcal/h
-Subir escadas:......................... 1.100 Kcal/h

Portanto, antes de pensar em sair por aí subindo escadas...volte os olhos para aquela magrela há tempos deixada de lado e venha pedalar !!!!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Salesópolis à Caraguá 01/11/2009







































As imagens falam melhor que as palavras..

Foi hum passeio com 100% de aprovação..

O Velo Terra é a Cara de Voces!!


Parabéns!!


Em especial ao Fabio e a Cristina..pela amizade e apoio a galera..

Ao grande amigo Marcio e sua esposa Marta,que acolheu super bem a galera suada...


SHOW!!!

Salesópolis Caragua


A galera reunida no inicio da trilha, para montarmos um album bem legal mandem as fotos e videos para fabioguilhen@gmail.com