terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Que 2010 seja um Ano feliz!
Tempo
(Carlos Drummond de Andrade)
Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança
fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano
se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez
com outro número e outra vontade de acreditar
que daqui para adiante vai ser diferente…
…Para você,
Desejo o sonho realizado.
O amor esperado.
A esperança renovada.
Para você,
Desejo todas as cores desta vida.
Todas as alegrias que puder sorrir.
Todas as músicas que puder emocionar.
Para você neste novo ano,
Desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
Que sua família esteja mais unida,
Que sua vida seja mais bem vivida.
Gostaria de lhe desejar tantas coisas.
Mas nada seria suficiente…
Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos.
Desejos grandes e que eles possam te mover a cada minuto,
ao rumo da sua FELICIDADE!!!
sábado, 19 de dezembro de 2009
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Opções de fim de semana
Hoje é quarta feira e já começamos a pensar nas possibilidades do próximo fim de semana..
Em termos de pedal o que não faltam são opções..
Temos o café da manhã com pedal DOMINGO dia 06/12 com o Glauber às 07:00 horas com sorteio de brindes e carro de apoio...(SHOW)!
No SÁBADO,com agente no "tradicional cross country" VELO TERRA,CUIDADO PODE VICIAR..rs..rs ..rs
Tem o pessoal de S.J. dos Campos com suas voltas por aqui...
E tambem pode nem sair de casa no fim de semana e preparar bem os ouvidos para ficar escutando os "causos " do pessoal que foi...
Eu estarei num desses com certeza ou em algum outro ..mas com certeza pedalando...
Abraço.. vejo voces no pedal ..
FUI!!!!
Saúde ocular na pratica de esporte
Saúde ocular na pratica de esporte
Praticar esportes faz um bem indiscutível à saúde, mas também pode induzir a doenças se não forem tomados cuidados simples para preservar a saúde.
[2/12/2009 - 08:54]
Praticar esportes faz um bem indiscutível à saúde, mas também pode induzir a doenças se não forem tomados cuidados simples para preservar a saúde. Este é o caso da conjuntivite (inflamação da conjuntiva) que no brasileirão afastou do campeonato vários craques: Bruno do Flamengo, Henrique do Corinthians, Arouca do São Paulo, Chiquinho do Atlético - GO, mais cinco jogadores do Fortaleza.
Coceira, vermelhidão, pálpebras inchadas, sensibilidade à luz, lacrimejamento e queda da visão são os sintomas da doença. Segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, a conjuntivite mal tratada pode provocar cicatrizes na córnea que causam declínio permanente da visão, mas é considera um mal menor pelo brasileiro. Tanto que só o medo da gripe suína fez a população adquirir hábitos que previnem a doença: lavar as mãos com freqüência, evitar o compartilhamento de objetos pessoais e aglomerações. É o que aponta um levantamento feito pelo médico de junho a agosto quando o número de diagnósticos teve uma queda de 25%, comparado ao mesmo período de 2008.
Para Queiroz Neto, a alta freqüência da conjuntivite entre jogadores profissionais indica uma incidência bem maior nos participantes de peladas de final de semana. O problema, comenta, é que o futebol e outros esportes de contato dificultam a adesão aos hábitos preventivos. As dicas para driblar esta dificuldade são: evitar levar as mãos aos olhos e o compartilhamento de toalhas durante os jogos.
UMIDADE DOS OLHOS FACILITA SOBREVIVÊNCIA DE VÍRUS
O médico alerta que até no verão os olhos facilitam a sobrevivência de vírus por serem úmidos. Por isso, nesta época do ano a higiene deve ser redobrada para evitar a conjuntivite que cresce 20%. Além do vírus, explica, no calor a conjuntivite pode ser causada por bactérias que se proliferam em ambientes quentes e pelo contato com substâncias químicas que penetram nos olhos através do suor. Ao primeiro sinal de desconforto a recomendação é fazer compressas quentes quando houver secreção amarelada e gelada se a secreção for transparente. Não desaparecendo os sintomas em dois dias é importante consultar um oftalmologista.
DESIDRATAÇÃO AMEAÇA OLHOS
Jogadores de futebol e praticantes de outras atividades aeróbicas têm o dobro de risco de apresentar doenças relacionadas ao calor - desidratação, exaustão e choque térmico. Para os que têm IMS (Índice de Massa Corpórea) acima do normal este risco é ainda maior, afirma Queiroz Neto. Isso porque, o sobrepeso aumenta a transpiração, a chance de ocorrer alterações cardíacas e circulatórias. Na opinião do especialista, no Brasil as partidas de futebol geralmente acontecem no final da tarde para minimizar estes efeitos. Ainda assim, comenta, a transpiração intensa faz muitos jogadores sentirem câimbra por causa da grande perda de água e sódio durante os jogos. Nos olhos, ressalta, mesmo a desidratação leve, acarreta o ressecamento da lágrima cujos sintomas são ardência e visão embaçada. Para evitar este desconforto, ele diz que esportistas devem tomar, no mínimo, 2 litros de água/dia, ou até mais se sentirem sede, além de consumir alimentos ricos em Ômega 3 que melhoram a qualidade da lágrima. Até a redução da visão periférica pode ocorrer como conseqüência da falta d'água. O especialista explica que isso acontece quando a desidratação ocasiona hipotensão arterial (pressão baixa) em portadores de glaucoma de pressão intra-ocular normal - 10 a 21 mmHg (milímetros de mercúrio) - que atinge entre 10% e 15% dos portadores da doença.
HORMÔNIOS FORA DE FOCO
Queiroz Neto diz que entre atletas boa parte das dores musculares está relacionada ao estresse a que são submetidos durante as competições. Isso porque, em situações estressantes as glândulas supra-renais aumentam a produção de dois hormônios - cortisol e adrenalina - que aumentam a tensão muscular. Isso também desencadeia o enrijecimento da musculatura ciliar que sustenta o cristalino, membrana ocular responsável pela focalização das imagens. Por isso, quem tem miopia, astigmatismo ou hipermetropia pode experimentar uma piora da acuidade visual durante as práticas esportivas.
A falta de foco, comenta, contribui com o aumento das contusões, quedas e erros táticos em campo. A dica para diminuir este efeito é fortalecer a musculatura com suplementação de vitamina E que também combate a formação de radicais livres, responsáveis pelo enfraquecimento e envelhecimento precoce da visão.
Fonte: Olhar Direto
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Conheça as " Rodas Gigantes " !!!!!!
Em 1999, o lendário Gary Fisher apresentou no Inter Bike (Feira Internacional de Bicicletas nos USA) a primeira Mountain Bike aro 29 de série. Era um protótipo que só entraria no mercado dois anos mais tarde.
A Sugar One 29er não agradou os críticos do MTB mundial, mas chamou atenção. Afinal, tudo que é novo é uma incógnita. Passados anos, a "roda gigante" foi ganhando elogios de muitos adeptos fieis a Gary Fisher, o que valorizou o modelo da bike e empolgou a própria empresa.
A principal dúvida do público estava na fabricação das peças, se os fabricantes iriam produzir em série para abastecer a demanda. A princípio, Gary Fisher assumiu um lote de peças para reposição, afinal, ele estava apostando todas as fichas. Sendo assim, algumas marcas ficaram responsáveis pela fabricação dos aros, pneus, câmaras de ar e algumas suspensões.
Perguntas surgiram: "...se os cubos seriam os mesmos?" Sim! A mesma coisa para os raios, mas com medidas diferentes. "E as suspensões?" Apenas a Rock Shox assumiu na época. Com o tempo também as grandes Marzocchi e Manitou, além de outras empresas menores.
Com todas essas dúvidas resolvidas, abriu-se um grande espaço para os pequenos fabricantes que executavam quadros sob encomenda e engenheiros-amantes das bikes, que gostavam de fazer os quadros artesanais e porque não, sob encomenda.
Hoje, as grandes empresas entre elas a Cannondale, já acreditam e apostam nas 29er.
Como todos nós brasileiros possuímos uma bike 26, falaremos mais das vantagens que as 29er oferecem.
Comparações das duas rodas
Quando colocamos aqui na loja uma 29er ao lado de uma 26" a diferença visual foi gritante. Além do tamanho das rodas ( evidente ) e, em função disto, sendo ambas as bikes do mesmo modelo de quadro em tamanho, a altura do movimento central em relação ao chão proporcionalmente sobe.
Vantagens X Desvantagens
A briga é boa quando coloca-se as duas juntas. E a pergunta fica no ar, o que tem de bom, mal, feio e bonito nas bikes 26 para 29er ?????
A medida 29 é idêntica ao pneu de speed 700c. Com isso o biker tem a opção de pedalar em estradas "tranqüilamente" como ciclistas, sem por pneus finos. O chain stay mesmo sendo mais comprido oferece um design igualável, pois a roda é proporcional devido ao acabamento de alguns fabricantes.
Muitos usuários usam como segunda opção rodagens de ciclismo e ciclocross, e aprovam. Essa é um dos pontos fortes da bike: O DESENVOLVIMENTO NO ASFALTO É FANTASTICO !!!!!!! Fato curioso é a suspensão dianteira, não precisa usar cursos altos. O mais recomendado é 80mm. Os fabricantes de suspensões já disponibilizam 100mm, mas fica ruim a pilotagem, segundo os usuários mais técnicos.
Nas trilhas a 29er dá uma sensação de segurança pela altura e conforto, justamente pelas rodas. Em relação às 26, ela perde somente em peso e agilidade, pois quanto menor o aro mais ágil a bike fica.
As rodas de maior diâmetro têm os pneus de maior volume, que fornecerá menores ângulos de impacto contra os obstáculos ( as 29er alisam o terreno ), além de um maior contato ao solo. O volume do pneu permite o biker usar uma pressão mais baixa que promove uma melhor tração em areia suave e macia, pedregulho e cascalho, caso exista a necessidade.
Nos quesitos lama, areia, grama, pedra e buracos, ela supera as 26 pela versatilidade. A velocidade aumenta no singletrack, no uphill e no cross country. Outro fator determinante é o uso para provas como maratonas ( no estradão ... é só dar tchau... a magrela voa baixo ), e as longas de 12 e 24 horas. Quando se fala em all-mountain, ela sai muito bem. Está sendo a queridinha da galera que gosta de fazer enduro.
Mas para o ciclista que for pequeno, ela não é recomendada, mesmo sendo a medida 15.5", porque ele sentirá uma diferença na altura e na pedalada. Principalmente em subidas de tração, onde terá que pedalar mais. O quadro pode ser usado por qualquer um, mas a maioria dos fabricantes recomendam ciclistas de média e alta estatura.
P.S. Essa análise da tração foi feita para um XC semi e profissional.
Em competições as 29er não podem ser comparadas e nem misturadas as com 26... em certos casos poderá haver uma desvantagem absurda em vários aspectos. Principalmente em provas de maratonas, que a diferença chega a ser 70% à favor das 29er numa prova de 100km - comprovadamente por especialistas em 29er no mundo inteiro !!!!
Hoje em dia, as “rodas gigantes” estão sendo muito bem aceitas nas competições nos Estados Unidos – país que começou a febre – e na Europa.
Há muito tempo o PEDAL já vinha batendo nesta tecla: categoria aro 29 na Copa Internacional e outras provas famosas no país. Agora que surgiu a oportunidade, creio que seja mais viável uma categoria separada. Independente de ter um ou dois atletas, o que importa é realizar para chamar atenção de todos. Desta forma, o mercado vai agradecer!
Mesmo que o desempenho não melhore, o prazer de pilotar uma bike com este perfil é muito grande....nós aqui já pilotamos !!!! Venha conferir também....
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Não esquecer: Capacete, Luva, Farol, Bike com a Manutenção em dia, Câmara de Ar Reserva, Gel, Água.
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Premier NWD 10 - Dust N' Bones
NWD 10 "Dust & Bones" é o capítulo final, Filmado em alta definição, inacreditaveis combinações de back flip de Greg Watts e os estilos de nova escola de Graham Agassiz. Uma série de jumps em rampas construídas sobre uma embarcação na costa de San Francisco. Assista Paul Basagoitia destruindo o seu playground pessoal em Nevada, Gee Atherton através das florestas da Itália e Aaron Chase com Adam Hauck e sessão de amigos Highland Park MTB em New Hampshire.
Tudo isso colocou fogo em uma premiere em Las Vegas com mais de 1500 pessoas que pararam tudo para assistir este episódio no The Palms Cassino, o lançamento ocorreu em 23-set durante o Interbike 2009, e quem estava lá garante, nunca houve nada igual, Derek Westerland e sua equipe novamente quebraram tudo, mostraram que nunca é o bastante.
Não perca o lançamento nacional desta obra prima!!!!
Adquira seu convite e ganhe gratuitamente um video à sua escolha...
Acesse o site: http://www.videoaction.com.br/ e assita o vídeo de divulgação !!!
Pedalando contra as calorias.
-Ciclismo de lazer:....................... 280 Kcal/h
-Ciclismo leve:........................... 420 Kcal/h
-Ciclismo moderado:....................... 560 Kcal/h
-Ciclismo de corrida...................... 693 Kcal/h
-Mountain bike:........................... 700 Kcal/h
-Corrida a pé:............................ 600-800 Kcal/h
-Subir escadas:......................... 1.100 Kcal/h
Portanto, antes de pensar em sair por aí subindo escadas...volte os olhos para aquela magrela há tempos deixada de lado e venha pedalar !!!!
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Salesópolis Caragua
A galera reunida no inicio da trilha, para montarmos um album bem legal mandem as fotos e videos para fabioguilhen@gmail.com
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Dias 7 e 8 de Novembro - Salesópolis - SP
Por ter uma excelente topografia a cidade de Salesópolis foi escolhida para cediar o EXTREME 2009, para os atletas federados estará em disputa pontos para o Ranking Nacional.
A prova será válida pelo Ranking da CBC (Confederação Brasileira de Mountain Bike).
LOCAL
O Extreme de Mountain Bike irá acontecer nos dias 07 e 08 de Novembro de 2009.
Na cidade de Salesópolis - SP (ao lado da Igreja Matriz no centro de Salesópolis)
SABADO |
KIT: Entrega do KIT das 8:00h às 15:00h.
LARGADA: A largada para as categorias PRÓ será as 10:00h.
Às 15:00h será finalizada a cronometragem, onde os ciclistas que estiverem no percurso deverão seguir as orientações dos fiscais de prova, devendo assim seguir com o carro vassoura, após este horário a Organização não será responsável por nenhum ciclista que decidir continuar a prova sozinho no restante do percurso, não havendo assim mais nenhum tipo de estrutura de apoio no percurso, tenha responsabilidade e respeite o regulamento.
DOMINGO |
KIT: Entrega do KIT das 7:00h às 9:00 h.
LARGADA: A largada será as 9:00h.
Às 13:00h será finalizada a cronometragem, onde os ciclistas que estiverem no percurso deverão seguir as orientações dos fiscais de prova, devendo assim seguir com o carro vassoura, após este horário a Organização não será responsável por nenhum ciclista que decidir continuar a prova sozinho no restante do percurso, não havendo assim mais nenhum tipo de estrutura de apoio no percurso, tenha responsabilidade e respeite o regulamento.
PREMIAÇÃO: Estaremos começando nossa premiação às 13:30 h.
APOIO |
O ciclista contará com o apoio de: uma ambulância no local da largada pronta para qualquer eventualidade, distribuição de água, e carro de apoio (vassoura) para resgate durante o percurso.
PERCURSO
1º DIA DE PROVA: O percurso para categoria Pró de aproximadamente 60 Km, de nivel médio à difícil com várias subidas, será uma prova para testar suas resistências, o circuito é todo pedalável, será somente em estradas rurais, passando em frente a nascente do RIO TIETE, o que será uma atração a parte para quem não conhece a nascente, ela está toda preservada sem nenhum tipo de poluição.
AGUA: CATEGORIA PRÓ: Serão 3PC com agua, sendo um deles a nascente do Rio Tiete:
* 1ºPC KM17.5.
* 2ºPC nascente do rio TIETE Km26.2 para este PC o piloto terá que fazer seu proprio abastecimento.
OBS¹: Area liberada para apoio proprio.
OBS²: REI E RAINHA DA MONTANHA: Será decidido na entrada da nascente do RIO TIETE.
* 3ºPC KM43,5.
2º DIA DE PROVA: O percurso será o mesmo para as categorias PRÓ e SPORT, com aproximadamente 52Km de nivel medio a facil bem rapido contornando a represa com lindas paisagens.
1º e 2º DIA DE PROVA: O percurso terá somente a sua largada e chegada passando por asfalto, fique bastante atento em sua chegada você irá passar pelo centro da cidade e lembrando o transito estará aberto para todos: Pedestre, carros, fique atento nas marcações indicando por onde seguir, siga sempre a marcação de CAL .
IMPORTANTE: Os fiscais de prova servem para informar para os veiculos, pedestres e outros o que esta ocorrendo, e não indicar para os pilotos o caminho a seguir, siga sempre a sinalização de CAL. Você piloto tem uma importância muito grande no que diz respeito a acidente, sempre que se deparar com um acidente, siga o percurso da prova e informe ao proximo fiscal o ocorrido, que ele vai providenciar o socorro o quanto antes.
LEMBRE-SE SIGA SOMENTE A SINALIZAÇÃO INDICADA PELA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO
NÃO JOGUE NENHUM TIPO DE LIXO DURANTE O PERCURSO, PARA AQUELES QUE LEVAM SEU GEL PARA CONSUMO, TRAGAM DE VOLTA A EMBALAGEM VAZIA DO PERCURSO.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Video do 6 Horas no Luso
Para quem tem curiosidade sobre como foi o 6 Horas de MTB no Luso, e para quem foi e quer recordar, e só entrar no MundoX e ver o video do dia 27/10
Tem uma entrevista com o Mozart do Veloterra, Vale a pena assistir.
O link tambem está na lista de parceiros do Veloterra
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Fotos do Pedal de Natividade
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Pedal Salesópolis à Caraguá 01/11/2009
Está confirmado para domingo 01/11/2009,o pedal de Salesópolis à Caraguá..
Local para encontro e saída no Parque da cidade em Jacareí às 06:00 horas..
Iremos de carro até Salesópolis para "pit stop" na padaria...
Previsto para inicio da "descida" às 08:00 horas..
È necessário levar água e alimentação,pois o caminho é hinóspido(sem viva alma)só huns "doidos"de bike..
Para isso disponibilizaremos carro de apoio com hidratação e alimentação com o Fabio (net Jacareí),é só dar dez Reais e voce não se preocupa mais com isso..ok?
O Fabio se prontificou a organizar e levar no UNO dele..
Hoje(26/10) e quarta(28/10),estaremos no parque às 19:00 horas,
Quem quiser é só pagar para ele...
Facil,facil..não?
Vale lembrar que são 65km bem "PESADOS"...
"O importante não é o que tem do outro lado da montanha..
O importante é a subida.."
Cuide do seu joelho
Caracteriza-se por uma dor na região lateral do joelho que ocorre devido ao atrito repetido do trato iliotibial contra o epicôndilo lateral do fêmur.
O trato iliotibial é uma fáscia que se localiza na parte lateral da coxa e é responsável principalmente pela estabilização ântero-lateral do joelho.
Este trato sofre atrito com a parte óssea lateral do fêmur quando o joelho flete a aproximadamente 30°. A sobrecarga e o atrito repetido desta estrutura contra o osso provocam a inflamação da fáscia.
O atleta geralmente percebe a dor na região lateral do joelho durante a atividade, e a cada treino, pode aparecer mais precocemente. Muitos atletas relatam sentir fisgadas durante a atividade, e muitas vezes intensas. Quando esta se torna mais crônica, pode incomodar em atividades cotidianas como subir e descer escadas.
São causas comuns do surgimento da Síndrome do Trato Iliotibial:
● Encurtamento da banda iliotibial;
● Fraqueza do músculo glúteo médio e maior ativação do músculo tensor da fáscia lata;
● Aumento abruto da intensidade do treinamento - treinamento sem orientação de um profissional;
● Pronação excessiva dos pés;
● Calçado inadequado para seu tipo de pé;
● Posicionamento incorreto dos pés no pedal da bike – uma dica é posicionar o pedal com o calcanhar aproximadamente 6° para fora
● Altura incorreta do banco da bike;
● Corrida em terrenos irregulares, subidas e descidas em excesso;
● Joelho varo (arqueado para fora), torção tibial ou epicôndilo lateral do fêmur anormalmente saliente.
E o que fazer quando a dor aparecer?
● Uso de gelo no local – 20 min 3 x /dia
● Tente encontrar dentre as causas acima o que pode estar acontecendo com você e procure corrigi-las;
● Faça um alongamento suave do trato iliotibial e do ventre do tensor da fáscia lata;
● Procure um profissional adequado (médico e fisioterapeuta do esporte) para um exame clínico preciso e possíveis exames complementares para confirmação do diagnóstico.
sábado, 24 de outubro de 2009
A melhor cerveja para seu corpo
Não precisa nem esperar ir à praia para abrir sua latinha. Os benefícios da cerveja vêm até na preparação para o verão
Por exemplo: duas latinhas se revelaram uma mão na roda na preparação para o verão. Acredite se quiser, a cerveja ajuda até quem precisa encarar a malhação para entrar em forma. Não é tudo o que você sempre pediu? Confira boas novas razões para curtir uma loira gelada. Ou uma morena, ou uma ruiva...
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Pedal de Sabado 24/10
O percurso tem aproximadamente 40Km e faremos em ritmo moderado como sempre.
A saida será as 15:30 no Parque da Cidade.
Não esquecer de levar capacete, luva, farol e lanterna, mantenha sua bike em ordem.
Veloterra Mtb
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Jambeiro Domingo
Saída às 8h do Vaca Preta ( Tamoios - antiga pamonha)
Indo de SJC depois da Carvalho Pinto á ESQUERDA
Trajeto de 32 km
Ritmo leve ( trajeto com subidas - recomendado para iniciantes que já estão pedalando e para os bikers em geral)
HARDTRACK 12 3921-0338